8 points gastronômicos em São Paulo que vão fazer você se sentir na Argentina


Apesar dos argentinos serem o inimigo número 1 do Brasil quando o assunto é futebol, no campo da gastronomia essa rivalidade não se aplica. A culinária da Argentina tem um espacinho especial no coração dos brasileiros, com suas empanadas, seu dulce de leche, o choripan, o alfajor, o bife de chorizo e a parrillada!

Que tal desbravar as comidas típicas dos nossos "hermanos" sem sair de SP? Conheça 8 points gastronômicos em São Paulo que vão fazer você se sentir na Argentina e bom apetite!
 

1. La Guapa


Comandado pela chef Paola Carosella, o La Guapa é especializado nas empanadas, feitas artesanalmente. São 10 sabores diferentes do salgado, que vão desde os clássicos, como a salteña (recheada de carne, azeitonas, ovo caipira e batata), até as versões "abrasileiradas", como a mineira (recheio de taioba, ora-pro-nóbis, ricota e ovo caipira). O restaurante conta com unidades no Itaim, Jardins, Pinheiros e Berrini, e também serve salada, café e sobremesas típicas, como o alfajor e o sorvete de doce de leite caseiro.

La Guapa

Confira a unidade mais próxima de você aqui.
 

2. Moocaires Resto Bar

Reprodução/Instagram @moocaires | Reprodução/Instagram @moocaires
Os argentinos contam com um reduto na Zona Leste de São Paulo, mais precisamente no bairro da Mooca: o Moocaires é um bar tipicamente argentino, decorado por escudos de times de futebol, charges da Matilda e outros elementos da cultura albiceleste. O cardápio traz receitas tradicionais, como o bife de chorizo, o choripan, o lomito e as empanadas, é claro. Para acompanhar os pratos, lanches ou porções de boteco - que tal uma Quilmes bem gelada?

Moocaires Resto Bar

Endereço: Rua da Mooca, 3597 - Mooca
Telefone: (11) 2604-2337
 

3. O Boteco Argentino

Reprodução/Instagram @botecoargentino | Reprodução/Instagram @botecoargentino
Instalado num convidativo sobrado de esquina, O Boteco Argentino é um bar voltado para a culinária da região do Rio de la Plata. Além das famosas empanadas e opções de carne, o cardápio traz alguns quitutes mais inusitados, como as facturas, doces confeitados e recheados com doce de leite argentino. Com mesas na calçada e ambiente informal, o local é ideal para reunir os amigos e tomar uma boa (e importada) cerveja argentina.

O Boteco Argentino

Endereço: Avenida Susana, 146 - Vila Gumercindo
Telefone: (11) 4301-1361
 

4. Empanadas Bar

Reprodução/Facebook Empanadas Bar | Reprodução/Facebook Empanadas Bar
Fundado por um chileno e um argentino no coração da Vila Madalena, o Empanadas Bar é perfeito para quem quer tomar uma gelada enquanto aprecia uma gastronomia de qualidade. O ambiente é simples e acolhedor, com um ar cult pelas paredes cheias de pôsteres e bandeiras de times. É claro que a estrela do cardápio são as empanadas, mas a casa também conta com uma variedade de lanches e porções para beliscar.

Empanadas Bar

Endereço: Rua Wizard, 489 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3032-2116
 

5. Empanadas Caminito

Reprodução/Instagram @empanadascaminito | Reprodução/Instagram @empanadascaminito
O Caminito, que conta com unidades em Perdizes, Vila Mariana e no Planalto Paulista, é especializado nas empanadas argentinas artesanais. A decoração é inspirada no bairro La Boca, que abriga o primeiro porto de Buenos Aires e casinhas tipicamente coloridas e vibrantes. A boa notícia é que se der vontade de provar das delícias do cardápio, não é preciso nem sair de casa - eles contam com delivery! Não deixe de pedir a empanada recheada de doce de leite como sobremesa.

Empanadas Caminito

Confira a unidade mais próxima de você aqui.
 

6. Juanito's Empanadas Artesanales

Reprodução/Instagram @juanitosempanadas | Reprodução/Instagram @juanitosempanadas
O Juanito's, localizado num endereço aconchegante nos Jardins, tem um cardápio focado nas famosas empanadas argentinas. As dez opções contemplam sabores como carne, marguerita, chorizo, humita, cordeiro, búfala e cogumelos (vegana). Para a sobremesa, é possível escolher entre um alfajor (normal ou de colher) ou o almendrado, sorvete recheado com amêndoas e com uma tira de dulce de leche. A marca também conta com uma unidade em Santana, só para delivery e take out.

Juanito's Empanadas Artesanales

Endereço: Alameda Lorena, 572 - Jardins
Telefone: (11) 2679-2333
Endereço: Marechal Hermes da Fonseca, 501 - Santana *só delivery e take out
Telefone: (11) 2892-5297
 

7. Che Bárbaro

Reprodução/Instagram @barbaro_chebarbaro | Reprodução/Instagram @barbaro_chebarbaro
Com um ambiente descontraído e agradável, com vista para a Vila Madalena, o Che Bárbaro é uma típica casa de carnes argentina. Os cortes são preparados na tradicional parrilla, e o menu também conta com pratos mais inusitados, como a morcilla, linguiça feita com o sangue do animal. Os preços são um pouco mais salgados, mas o local é super indicado para uma ocasião especial!

Che Bárbaro

Endereço: Rua Harmonia, 277 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2691-7628
 

8. Calle54

Reprodução/Instagram @calle_54 | Reprodução/Instagram @calle_54
O Calle54, que conta com três unidades em São Paulo (Itaim Bibi, Jardim Paulista e Shopping ABC), é especializado nos cortes de carne portenhos. No cardápio você encontra clássicos como o Matambrito, Ojo de Bife, Vacío, Lomo e a paleta de cordeiro, levada ao forno por 24h. Mas as empanadas e os sanduíches dão ótimas opções de lanches rápidos, caso você esteja buscando uma refeição mais casual.

Calle54

Confira a unidade mais próxima de você aqui.

SIGA O HOTEL NORMANDIE NO INSTAGRAM

@hotelnormandiesp